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Foto do escritorFabio Luiz Fiorese

Sistema que liga FAROL pelo ALARME feito com RELÉ barato ; UPMOTORS


Uma facilidade nos carros mais modernos é o sistema que liga os faróis quando desativa o alarme do carro. Isso serve tanto para identificar o carro em um estacionamento grande como iluminar uma garagem escura quando for pegar o carro a noite, pode também servir apenas para estética.


Acontece que essa é uma facilidade tão interessante que os clientes ficam com vontade de ter isso no seu carro, mesmo que não tenha vindo original de fábrica.


E por isso hoje vamos conversar sobre como fazer isso em qualquer carro.


Como sabemos, o alarme do carro tem vários comandos para acionamento de travas, vidros, setas, radio e entre outros, mas não tem especificamente uma saída para gerenciar esse acendimento de faróis, por isso é preciso fazer uma adaptação com relés, e isso precisa ser muito confiável e durável.


Para fazer isso eu utilizei 2 relés facilmente encontrados:

- o DNI0102 que é um relé auxiliar de 4 pinos normal

- o DNI0305 que é um relé temporizador de luz interna da linha GM dos anos 80 e 90 mas pode ser usado para adaptações como essa que vamos fazer.


Basicamente o relé temporizador vai receber o pulso negativo de destrava do alarme no pino S e nesse momento vai emitir um sinal negativo no pino 87 durante 9 segundos.


Acontece que esse sinal negativo não é compatível com a ligação do farol ou lanterna do carro que é acionado com positivo, por isso é preciso usar mais um relé auxiliar para fazer a conversão desse sinal.


Esse pino 87 do relé temporizador deve estar ligado com o pino 86 do relé auxiliar, já o 85 e 30 devem ter sinal positivo e daí sim o pino 87 do relé auxiliar terá o sinal positivo durante os 9 segundos.


Depois do sistema montado basta ligar esse pino 87 do relé auxiliar diretamente no fio positivo do farol ou da lanterna.


Eu particularmente prefiro ligar na lanterna, pois assim ilumina a traseira também.


Para não precisar passar um fio até as lâmpadas pode procurar o fio ali na chave do farol ou na chave seta ou na saída da caixa de fusíveis.


Os dois relés juntos custam cerca de R$65 e o serviço leva cerca de uma hora para realizar, então o valor total que pode ser cobrado do cliente é R$200 para ele ter uma facilidade de carro moderno no seu carro, independente da idade dele.


Espero que tenha ficado claro a forma de ligação para fazer essa adaptação e eu te aguardo com o nosso próximo assunto.


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Eu fico por aqui,

Forte abraço,


Fabio Luiz Fiorese

Upmotors Centro de Formação Automotiva

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