A iluminação forte é fundamental para dirigir a noite, principalmente em uma viagem, pois trás conforto ao motorista e segurança para visualizar melhor os obstáculos da pista.
Mas nem sempre os faróis iluminam tão bem quanto deveriam e existem vários fatores que impedem o bom funcionamento dos faróis.
Hoje iremos falar sobre um desses fatores que é muito comum nos carros com 15 anos ou mais de uso: a fiação fraca. A fiação fraca é incapaz de enviar para lâmpada toda a energia que a bateria tem pra fornecer.
Esse problema se resolve facilmente com a instalação de um relé de aumento de potência de faróis. Esse relé consiste em um compartimento fechado com 2 relés internos e com fusíveis já acoplados nele mesmo, isso favorece o isolamento contra a umidade, já que na maioria das vezes ele é instalado no compartimento do motor.
Outra coisa que favorece o bom tráfego de energia é o sistema de conexão feito com terminal olhal e parafusado nos born externos do relé evitando qualquer chance de mau contato e oxidação dos fios.
Para fazer a instalação do relé é preciso identificar os fios que vão até as lâmpadas. Normalmente o chicote principal vem da parte interna do carro pelo lado do motorista, passa pelo farol do lado esquerdo e vai até o lado direto.
Para facilitar a instalação, ficar mais organizado e evitar fios a mais no carro o melhor é instalar o relé logo atrás do farol do lado esquerdo, pois ali passam os 4 fios de luz alta e baixa dos 2 lados e fica o mais perto possível das lâmpadas.
Recomendo identificar um local para fixar o relé próximo ao chicote principal, abrir a isolação desse chicote e cortar os fios de farol alto e baixo ali mesmo, dessa forma é possível instalar o terminal olhal sem emendas e sem fios a mais no carro.
O relé vai precisar de alimentação direto da bateria, esse sim usa um fio de 4mm e vai ser um fio a mais no carro, já o negativo pode ser simplificado com um pequeno fio que vai apenas do born negativo do relé até o parafuso que fixa o relé na lataria do carro.
Após isso o relé vai desempenhar a sua função: coleta energia da chave seta do carro para acionar o relé e põe em contato o positivo direto da bateria com o fio que vai até a lâmpada, eis o pulo do gato pra mandar o máximo de energia possível pra lâmpada.
Agora sim o carro vai contar com a energia suficiente para iluminar da melhor forma possível.
Então, tem alguma dúvida? Comenta aí o que achou desse post
E se você quer ser um profissional da elétrica automotiva, eu criei um método que ensina do básico ao avançado, sem enrolação, de um jeito simples e online, com práticas em bancada e automóveis, tudo que você precisa saber para ser um eletricista de sucesso!
Clique no link abaixo para conhecer o método
Forte abraço,
Fabio Luiz