Aquele barulho chato que incomoda, muitas vezes a aceleração sai lá nas cornetas em forma de chiado.
Conforme acelera o carro sai ruído nas cornetas.
Existem vários fatores que podem ocasionar isso:
- Defeito no amplificador;
- Defeito no aterramento dos equipamentos;
- Defeito no rádio
- Defeito no cabo RCA
O defeito no cabo RCA é o mais comum de todos, e para evitar isso deve-se usar o cabo blindado.
O cabo blindado tem a ponteira de ferro, é possível desmontar ela para consertar. E também é possível confeccionar esses cabos também. Além disso tem uma molinha atrás que não deixa fazer curva 90º e a ponteira é bem mais dura, firme, e o cabo é imune a umidade, por isso é chamado de cabo blindado.
Então fica de olho, se por acaso teu som tá gerando ruído ou algum distorção indesejada, utiliza o cabo blindado que o resultado vai ser muito melhor.
Aprenda a fazer o seu próprio cabo RCA. Essa é uma boa forma de impedir o ruído ou barulho no som, os cabos comprados prontos tem algumas diferenças bem relevantes como a espessura dos fios internos e a isolação da capa plástica que impedem a entrada de oxigênio e umidade que pode oxidar os fios internos.
Nos cabos de maior qualidade os fios internos são de cobre e nos cabos mais comuns são de alumínio e essa diferença influencia principalmente no fato de o alumínio captar mais interferências eletromagnéticas.
Falando em interferências, a posição onde está passado o cabo RCA dentro do carro também influencia na captação de interferências que geram ruído no som. A passagem do cabo RCA deve ser feita o mais longe possível de cabos de alimentação do veículo e também da alimentação dos equipamentos de som, recomendo sempre passar o cabo RCA pelo lado do caroneiro, pois ali tem menos cabos originais do carro.
Uma boa técnica de verificar se o som está captando alguma interferência do carro é ligar o som no volume zero e ligar o pisca alerta do carro, assim não precisa deixar o motor ligado gerando outros barulhos dentro da oficina e também o cheiro de descarga, o fio dos piscas trafegam em todas as extremidades do carro e assim tem maior probabilidade de gerar o ruído ou barulho no som.
Mas como fazer o cabo RCA?
Primeiramente compre as ponteiras e cabo de alta qualidade em alguma loja de instrumentos musicais, com os componentes em mãos desencape cuidadosamente o cabo com um estilete afim de encontrar os fios externos e separe-os, depois disso novamente com o estilete desencape a proteção interna que terá mais um fio de cobre. Depois aplique uma pequena quantidade de estanho nas pontas dos fios do cabo e também nas posições da ponteira onde eles serão soldados para posteriormente soldar cada fio em sua devida posição na ponteira e está pronto o cabo RCA.
Nesse link tem um vídeo meu mostrando em detalhes como fazer o cabo RCA
Aproveitando que estamos falando sobre estanho, eu tenho um artigo aqui no blog sobre como escolher o melhor estanhador, se quiser dar uma olhada é nesse link
Bom, continuando..
Os equipamentos como rádio, módulo amplificador, Crossover processador ou até a fonte de som automotivo podem causar ruído no som e atrapalhar a experiência de curtir o som com a máxima qualidade possível.
Os equipamentos podem ser os causadores do ruído no som, do chiado no som.
Quando esse for o caso será preciso substituir o equipamento ou envia-lo para o conserto.
O processo para descobrir qual equipamento está gerando esse ruído consiste na isolação de cada um desses afim de chegar ao ponto onde não há mais barulho no som.
Para iniciar eu recomendo desligar o Crossover processador e ligar os cabos RCA diretamente do rádio até o módulo amplificador de áudio, se o barulho no som parar então foi descoberto o defeito no Crossover processador, se o ruído continuar então será preciso substituir o amplificador por qualquer outro modelo apenas para realizar o teste, se ainda assim persistir o ruído então devemos acessar a parte traseira do rádio e com uma chave de fenda encostar na carcaça do rádio e na parte externa do cabo RCA simultaneamente, e se o ruído parar então pode-se enviar o rádio até um técnico em eletrônica para ele realizar o conserto de uma trilha eletrônica que rompe dentro do aparelho anulando o aterramento das saídas RCA ou realizar uma pequena soldagem entre a carcaça do aparelho e a parte externa do cabo RCA afim de aterrar a mesma, e isso irá resolver o problema da falta de aterramento tornando esse conserto até mais durável do que o aterramento original do aparelho. Esse é um macete que pode economizar muito tempo em uma manutenção e o som sair funcionando sem precisar aguardar o conserto do rádio por outro profissional.
Nesse link tem o vídeo onde explico sobre como identificar nos equipamentos
O ruído pode ser um péssimo indício para o seu cliente, parecendo que o som está mal instalado, porém nem sempre é tão simples identificar a causa desse ruído. No som automotivo existem componentes que geram som, regulam som, amplificam som e mantém a energia do som.
Todos esses equipamentos estão interligados através de um cabeamento previamente dimensionado e instalado no carro para alimentar corretamente cada equipamento, o que acontece muitas vezes é que por conta dos equipamentos não estarem ligados exatamente no mesmo ponto de coleta de energia, a tensão entre os equipamentos acaba sedo diferente e isso pode gerar o tão famigerado barulho no som.
Para resolver essa questão deve-se ligar todos os equipamentos em um mesmo ponto de energia inclusive o rádio, assim todos terão exatamente a mesma tensão, existem 2 fomas básicas de fazer isso sendo a primeira sugestão a mais simples e barata que é unificar todos os cabos de coleta de energia na bateria auxiliar traseira, a segunda forma mais organizada seria a instalação de um barramento que consiste em 2 barras de cobre, uma com todos os cabos negativos e outra com todos os cabos positivos, sempre lembrando que esses 2 pontos devem estar protegidos de usuários desavisados que podem sem querer deixar cair algo de metal sobre o barramento causando um belo susto e um belo estrago nos equipamentos e baterias.
Caso a unificação dos equipamentos não tenha resolvido o ruído então é o caso de analisar a fonte, para isso basta ligar o som no volume zero e ligar o pisca alerta do carro, no momento em que liga as lampadas vai dar um ruído nas cornetas e tweeters e se ao desligar completamente a fonte o barulho no som some então constata-se o defeito na fonte.
Vale lembrar que a energia bem dimensionada ajuda a eliminar ruídos mas também ajuda na performance do som.
Nesse link eu falo sobre a questão da fonte e cabeamento
Bom, espero que tenha gostado, e se você quer ser um profissional altamente qualificado em som automotivo, clica no link abaixo para ver todos os detalhes sobre o treinamento completo Online, em breve teremos novas turmas.
Forte abraço,
Fabio Luiz Fiorese
Upmotors Centro de Formação Automotiva
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