Todos os alarmes fabricados atualmente tem as saídas para o sinal de trava e destrava que serve exatamente para travar as portas no momento em que é acionado o alarme.
Acontece que a maioria dos alarmes possui essa saída com sinais negativos nos fios e muitas vezes as travas do carro são acionadas por um sinal positivo, e isso impossibilita o alarme de fazer essa funcionalidade.
Para corrigir isso será preciso instalar um relé de conversão de sinal e transformar o sinal negativo em positivo.
Essa conversão precisa ser feita com relés e os mais comuns de encontrarmos são os relé universal de 4 pinos 40ah.
Esses possuem 4 pinos e a ligação fica dessa forma: pino 30 e 86 com sinal positivo, pino 85 sinal de trava do alarme e pino 87 saída para a central de travas do carro. Dessa forma, ao receber o sinal negativo de travamento no pino 85 o relé envia o mesmo sinal porém positivo no pino 87, e assim está feita a inversão de polaridade.
Serão utilizados 2 relés, um pra cada fio de trava. Embora funcione perfeitamente com esses relés existe a possibilidade de colocar outros melhores pois esses são grandes e tem quase o tamanho da central do alarme, além da capacidade de acionamento de até 40ah e o acionamento de travas não consome nem 1ah o que torna o uso desses relés superdimensionado pra esse caso.
O mais coerente nesse caso é utilizar os mini relés, pois os 2 juntos tem o tamanho de meio relé dos 4 pinos normais e otimiza muito espaço ali na fiação do alarme.
Os mini relés podem ser encontrados em lojas de eletrônica onde vende componentes eletrônicos ou no mercado livre.
Eu costumo desmontar centrais de alarme velhas pois ali nas placas tem desses mini relés e podem ser facilmente retirados e reutilizados em um projeto como esse por exemplo.
O princípio de ligação é exatamente o mesmo, só muda um pouco a posição dos pinos e será necessário soldar os fios nos pinos.
Esse tipo de procedimento de adaptação para adequação de sistemas para que se tornem compatíveis é cada vez mais comum nos carros pois cada vez temos carros dos mais variados e com o sistema elétrico diferenciado o que nos força a gerar adaptações para tudo funcionar bem.
Eu fico por aqui, e se você quer ser um profissional da elétrica automotiva, eu criei um método que ensina do básico ao avançado, sem enrolação, de um jeito simples e online, com práticas em bancada e automóveis, tudo o que você precisa saber para ser um eletricista de sucesso!
Clique no link abaixo para conhecer o método
Eu fico por aqui,
Forte abraço,
Fabio Luiz Fiorese
Upmotors Centro de Formação Automotiva