top of page
CAPA PG VENDAS (9).png

Se você é apaixonado por carros, assim como eu..

 

Se cadastre para receber dicas e conteúdos exclusivos

Fique Tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco.
Foto do escritorFabio Luiz Fiorese

Rele do Farol e Multifunções do GOL G5 Entenda tudo

O já conhecido relé do farol do gol G5, que apresenta defeitos variados no farol do carro as vezes deixando o farol ligado direto e as vezes o farol nem liga.



Ele na verdade é uma central de relés pois, além do comando do farol ele tem muitas outras funções. Vamos ver detalhadamente como ele funciona.


Localizado na caixa de fusíveis, logo acima da fileira de fusíveis e dentro da central, existem 8 relés de diferentes tamanhos, cada relé tem uma função específica. As funções desse relé é comandar o acionamento de potência dos seguintes equipamentos: farol alto e baixo, alimentação dos faróis, bomba de combustível, velocidades da ventoinha do motor, partida a frio, pisca e limpador de pára-brisa. Portanto, se algum desses equipamentos apresentar defeito é bom analisar essa central e verificar se ela está recebendo o comando e enviando ao equipamento corretamente.


O farol costuma dar defeito com mais frequência, pois dentre todos os equipamentos ele é o mais utilizado e por mais tempo, e isso faz com que os contatos do relé interno super aqueçam e derrete a solda que faz contato da placa com o pino do relé causando mau contato e isso impede o acionamento do farol, outro defeito é o aquecimento maior ainda no relé até manter permanentemente conectado os contatos o que deixa o farol ligado direto. Outros defeitos semelhantes podem acontecer nos outros relés da central quando acontece algum curto circuito e o fusível demora alguns segundos para queimar, isso também aquece muito os pinos do relé e danifica o funcionamento.


É possível remover a tampa da central e verificar os relés internos afim de identificar qual está aparentemente apresentando defeito, seria perfeitamente possível substituir esse relé, mas não existe um compatível para reposição no mercado e fazer qualquer adaptação pode acarretar em algum outro defeito em outro equipamento que a central comanda, por isso não recomendo tentar concertar a central.


Quando a central de relés original VW apresenta defeito ela pode ser substituída pela fabricada pela empresa DNI e o seu código é DNI 8621 e funciona perfeitamente igual a central original. Os responsáveis pela empresa DNI gentilmente disponibilizam o esquema elétrico dessa central de 31 pinos assim que solicitado via e-mail diretamente no site.


E se você quer ser um profissional da elétrica automotiva, eu criei um método que ensina do básico ao avançado, sem enrolação, de um jeito simples e online, com práticas em bancada e automóveis, tudo o que você precisa saber para ser um eletricista de sucesso!


Clique no link abaixo para conhecer o método


PS: Tem o vídeo completo no Youtube sobre o relé do farol, para ver o vídeo só clicar nesse link

Eu fico por aqui, valew.

Forte abraço,

Fabio Luiz Fiorese

770 visualizações0 comentário

Comments


Conheça meus treinamentos

Mais de 2.600 alunos formados em todo o Brasil, incluindo outros países

+.png
CRIATIVOS MA (2).png
Imagem Produto Hotmart.png
bottom of page