top of page
CAPA PG VENDAS (9).png

Se você é apaixonado por carros, assim como eu..

 

Se cadastre para receber dicas e conteúdos exclusivos

Fique Tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco.
Foto do escritorFabio Luiz Fiorese

Quantos DRIVES posso ligar no AMPLIFICADOR ; Som Automotivo - UPMOTORS



Um sistema de áudio grande, certamente, precisa de vários drivers de corneta e tweeter para compor a voz, mas será possível ligar uma quantidade grande de drivers no mesmo canal amplificador?


E será preciso cuidar com o casamento de impedância e o limite de potência nesse caso?


Quando falamos em drivers temos que ter muito cuidado com as ligações, pois eles são sensíveis e se exceder 70% do ganho nominal ele vai queimar o reparo.


Por isso temos que levar em consideração 2 fatores importantes:

- a impedância resultante da ligação dos drivers

- quanta potência o canal do amplificador é capaz de enviar


A impedância do driver sempre será 8 ohm, os canais de saída dos amplificadores na maioria dos casos são de 2 ohm, sabemos também que se aplicarmos menos impedância do que a nominal do amplificador iremos danificá-lo.


É possível ligar inúmeros drivers e fazer ligações em série e paralelo até resultarmos em 2 ohm ou mais e isso funciona. Porém, por experiência própria de 22 anos ligando drivers, e muitas vezes queimando drivers kkk, eu aconselho não fazer dessa forma mesmo que o amplificador tenha a potência necessária para tocar todos os drivers do sistema.


Eu recomendo ligar no máximo 3 drivers em paralelo, pois assim teremos a impedância de 2,6 ohm que não força completamente o canal do amplificador e ainda temos a possibilidade de regulagem individual a cada 2 drivers o que se faz muito útil quando temos sistemas com os drivers separados é preciso fazer o alinhamento das vias.


Outro motivo importante de não ligar muitos drivers em um mesmo canal com mais potência é que nunca sabemos como estará a energia elétrica coletada pela fonte que entrega ao amplificador e por sua vez entrega aos drivers. Uma pequena variação na entrada da energia pode resultar em uma grande variação na saída do amplificador colocando em risco todos os reparos dos drivers do sistema, e como sabemos ao exceder 70% da potência nominal de um driver ele vai queimar.


Usando um exemplo prático podemos considerar a ligação de 12 drivers de 100Wrms, na primeira situação que comentei seria o caso de ligar esses 12 drivers em um único amplificador de 1200Wrms 1 canal, mas esse é o caso que eu considero arriscado para os drivers.


A segunda possibilidade é utilizar um amplificador 800.4 que tem 4 canais de 200Wrms cada, dividindo em 4 grupos, um para cada canal, e fazendo a ligação de 3 drivers em paralelo resulta em 2,6 ohm e o canal vai enviar cerca de 170Wrms o que passa da metade da potência nominal de cada driver e não chega a 70% da sua capacidade total. Com essa ligação o driver vai tocar bem e com segurança evitando queimas no reparo, além de dar a possibilidade de configuração individual tanto de ganho como de alinhamento da via.


Siga esses passos e tenho certeza que a voz do seu sistema vai ficar muito boa e os drivers vão durar muito tempo.


Por hoje é isso, e, se você é apaixonado por som automotivo e quer se aprofundar e DOMINAR o som automotivo assim como os melhores profissionais que você conhece, é só clicar nesse link abaixo. Conheça o curso 5 em 1 "Instalador Pancadão".



Forte abraço,

Fabio Luiz Fiorese

Upmotors Centro de Formação Automotiva

137 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Som Automotivo PERFEITO

O verão é a época perfeita para curtir o som automotivo com os amigos e agitar as festas de final de ano! Mas, como está a qualidade do...

Conheça meus treinamentos

Mais de 2.600 alunos formados em todo o Brasil, incluindo outros países

+.png
CRIATIVOS MA (2).png
Imagem Produto Hotmart.png
bottom of page