Estanhador não é tudo igual, leia isso e saiba como escolher o seu estanhador!
A elétrica automotiva e o som automotivo utilizam fios e cabos de cobre para enviar a energia até pontos estratégicos, afim de permitir o bom funcionamento de todo o sistema.
Muitas vezes esse fios e cabos precisam de uma emenda ou uma ramificação com mais de um fio, e esse ponto de junção fica vulnerável a vários tipos de problemas como: mau contato, curto circuito ou oxidação do cobre. Para evitar esses efeitos colaterais em uma emenda é preciso estanhar a parte e cobre com o auxílio de um estanhador específico para esse modelo de fio ou cabo.
Hoje eu vou te ajudar a entender e escolher o estanhador para cada tipo de serviço. Existem basicamente 2 tipos de estanhador utilizados na elétrica e som automotivo, são eles: o estanhador estilo caneta, também chamado de ferro de solda e o estanhador de gatilho ou pistola.
Vamos falar mais detalhadamente sobre cada um deles.
> O estanhador estilo caneta ou ferro de solda possui uma empunhadura semelhante a uma caneta e fica o tempo todo com energia na sua resistência interna e por isso quando aquece permanece quente até que seja retirado da tomada. Isso permite o uso imediato e um maior controle sobre o aquecimento da superfície a ser estanhada. Ele tem também uma ponta fina parecida com um lápis e o ponto mais quente é essa ponta. Esse modelo se apresenta nas potências de 20w até 70w, eu recomendo o uso desse com 40w.
O estanhador caneta ou ferro de solda tem uma boa performance para estanhar fios de até 4mm e componentes em placas eletrônicas, pois a sua ponta fina apresenta uma boa precisão no ponto que será estanhado.
> O estanhador gatilho ou pistola tem um aspecto arcaico e antigo, com uma empunhadora de madeira maciça para suportar o calor ele possui um transformador estilo trafo que converte os 220v em uma tensão bem mais baixa, mas com uma corrente muito maior, e isso permite um aquecimento muito maior e mais rápido na ponta de solda. Ele pode ficar o tempo todo ligado na tomada de energia mas não permanece o tempo todo aquecido, somente quando pressionado o interruptor de acionamento estrategicamente localizado na frente do cabo, como um gatilho de pistola, daí os nomes. A sua ponta é grossa e apresenta pouca precisão, o que não é necessário para a sua aplicação. Ele se apresenta nas potências de 150w até 750w e no momento que é pressionado o gatilho tem um aquecimento super rápido, eu recomendo o uso de 250w até 350w.
O estanhador de gatilho ou pistola é perfeito para estanhar cabos a partir de 6mm e também escovas de motor de partida ou alternador, pois essas situações exigem um grande aquecimento da superfície para poder fazer a solda perfeitamente.
Como vimos, estanhador não é tudo igual. São grandes as diferenças entre os estanhadores e não é possível um deles atender a demanda do outro pois quando tentar utilizar o estanhador de gatilho ou pistola para estanhar um fio fino ou um componente eletrônico esse vai aquecer demasiadamente comprometendo o funcionamento devido ao super aquecimento. E o contrário se caso tentar estanhar um cabo mais grosso ou uma escova de motor de partida ou alternador com o estanhador caneta ou ferro de solda então não terá o aquecimento necessário para o estanho se fundir junto ao material a ser estanhado.
Analise bem qual em qual situação que você vai sentir necessidade de estanhar os fios e compre o ferro de solda compatível com a sua aplicação, e se preciso for compre os dois modelos.
Bom, por hoje é isso!! Se você quer ser um profissional da elétrica automotiva, eu criei um método que ensina do básico ao avançado, sem enrolação, de um jeito simples e online, com práticas em bancada e automóveis, tudo o que você precisa saber para ser um eletricista de sucesso!
Clique no link abaixo para conhecer o método
PS: Tem o vídeo completo no Youtube sobre "ESTANHADOR não é Tudo Igual ; UPMOTORS"
Para ver o vídeo só clicar nesse link
Eu fico por aqui, valew.
Forte abraço,
Fabio Luiz Fiorese
Upmotors Transformando Paixão em Profissão
Comments