Embora seja normal pensarmos que a luz de indicação do freio de mão no painel tenha apenas essa função, na verdade ela tem outro papel importante no sistema de indicações ao motorista.
A segunda função dessa lâmpada de indicação é demonstrar ao motorista que o nível do líquido de freio está baixo. Porém nem sempre ela liga diretamente, pois o nível do líquido de freio diminui gradativamente e por esse motivo o sensor que faz essa análise passa a identificar a ausência de líquido apenas quando o carro está descendo uma ladeira e pisando no freio.
Isso acontece pois, ao descer a ladeira todo o líquido de freio vai para a parte dianteira do reservatório deixando o sensor sem líquido e, consequentemente, enviando o sinal até o painel. Outra coisa que favorece esse fenômeno é o fato de pisar no freio ao longo da ladeira, esse movimento empurra naturalmente um pouco de líquido até as rodas fazendo diminuir mais ainda o nível do reservatório.
Para resolver esse problema basta ir até o mecânico de sua confiança e pedir pra ele verificar se o líquido pode ser apenas preenchido ou precisa ser todo substituído. O mecânico vai orientar também qual tipo de líquido de freio deve ser utilizado: DOT 1, DOT 2, DOT 3 ou DOT 4.
Mantenha sempre o nível do líquido de freio o mais próximo possível do nível máximo, mas nunca ultrapassando essa marca.
Espero ter esclarecido o funcionamento da lâmpada de indicação de freio de mão e líquido de freio, essa foi a dica de hoje e se você quer ser um profissional da elétrica automotiva, eu criei um método que ensina do básico ao avançado, sem enrolação, de um jeito simples e online, com práticas em bancada e automóveis, tudo o que você precisa saber para ser um eletricista de sucesso! Clique no link abaixo para conhecer o método https://www.eunaupmotors.com.br/ PS: Tem o vídeo completo no Youtube sobre "Qual a REAL função da Luz de Freio no Painel" Para ver o vídeo só clicar nesse link https://youtu.be/Lcy-E0B34VI Eu fico por aqui, valew. Forte abraço, Fabio Luiz Fiorese
Kommentare