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Foto do escritorFabio Luiz Fiorese

LIMPADOR de PARA-BRISA Conheça o Sistema e Como Encontrar Defeitos



O limpador de para-brisa é um componente indispensável no carro, parece tão antigo mas é a única forma utilizada até hoje para expulsar o excesso de água do para brisa do carro quando está chovendo. Mas, e quando esse sistema apresenta defeito, como descobrir se o problema está no motor, na fiação ou na sua chave de acionamento?


Seguindo alguns passos simples eu quero te mostrar como diagnosticar um defeito no sistema de limpador de para-brisa do carro.


A palheta do limpador funciona através de um braço de ferro que se movimenta no sentido de meia volta para um lado e meia volta para o outro, e o que impulsiona esse braço é um motor elétrico com baixa rotação, mas muito torque.


Quando o defeito é a performance da limpeza fica fácil de identificar que a palheta de borracha não tem mais as características originais e precisa ser trocada. Mas, quando o sistema para por completo então é preciso identificar como acessar o motor, pois normalmente ele fica em um ponto escondido para não ser visualizado facilmente, isso deixa o cofre do motor mais limpo. Na maioria dos carros é preciso desmontar algumas partes para acessar esse motor.


Outro ponto de testes é a chave de acionamento do limpador que fica logo ao lado da chave seta localizado atrás do volante. Esse ponto também precisa de desmontagem das capas de proteção para acessar os fios e poder realizar os testes.


Antes de iniciar as desmontagens é sempre bom verificar os fusíveis para ver se está tudo bem por ali pois ele pode queimar por algum mau uso do sistema de limpador, como o uso com o vidro seco ou a ligação do sistema com as palhetas grudadas no vidro por ter ficado muito tempo desligado e com acúmulo de folhas secas sobre o vidro. Se estiver tudo bem com os fusíveis então recomendo seguir com os testes no conector de energia do motor, pois por experiência própria posso afirmar que esse é o componente mais provável de apresentar defeito.


Quando conseguir acesso ao conector de energia do motor então identifique se ali possui um sinal 15 pós ignição, um positivo pra primeira velocidade, mais um positivo pra segunda velocidade e em alguns casos o temporizador é feito ali mesmo dentro do motor, e nesse caso terá mais um positivo para isso. Cada um desses sinais de acionamento só estará presente no conector quando a chave de acionamento estiver na respectiva posição lá dentro do carro.


Verifique também se existe algum terminal olhal aparafusado junto com a carcaça do motor ou se existe algum fio negativo permanente no conector de energia. Se tudo isso estiver correto então constatamos que o defeito está dentro do motor e para qualquer manutenção será necessário retirar todo o sistema para verificar o mecanismo por completo.


O mecanismo também pode apresentar defeito como soltar os braços de impulsão internos que movimentam os pinos onde vai conectado os braços que impulsionam as palhetas, para identificar isso basta uma análise visual. Uma vez constatado que toda essa parte mecânica e elétrica do motor está bem e na verdade não está chegando algum dos sinais elétricos que citei então deve-se ir até a chave de acionamento para fazer os mesmos testes realizados nos fios de acionamento do motor, recomendo verificar exatamente a cor dos fios e as suas tarjas de marcação e depois ir até o conector do motor para identificar os mesmos fios e realizar o teste pra ver se está saído o sinal dali a cada posição de acionamento da alavanca, se não sair sinal o defeito está na chave de acionamento e na maioria das vezes está acoplada junto com a chave seta e precisa ser substituída por completo e se os sinais saem da chave de acionamento e não chegam até o motor significa que a fiação está rompida em algum ponto e precisa ser concertada.


Esse é o funcionamento e os procedimentos para realizar a manutenção em um sistema de limpador de para-brisa.


Eu fico por aqui, espero ter ajudado a esclarecer o funcionamento desse equipamento tão antigo mas indispensável.


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PS: Tem o vídeo completo no Youtube sobre "LIMPADOR de PARA-BRISA Conheça o Sistema e Como Encontrar Defeitos"


Para ver o vídeo só clicar nesse link


Eu fico por aqui, valew.

Forte abraço,

Fabio Luiz Fiorese

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