Os carros da Ford tem algumas particularidades para instalar o rádio.
Uma delas é a cor dos fios que não segue o mesmo padrão dos outros carros e o buraco no painel é 2 din, o que não é compatível com a maioria dos rádios do mercado.
Para ligar a alimentação do rádio é preciso testar com o multímetro ou com a caneta teste para identificar o positivo e negativo, daí encontramos o fio preto com verde com sinal negativo e ligamos no fio preto do rádio e o fio laranja com sinal positivo ligamos nos fios positivo do rádio vermelho e amarelo.
Os fios de autofalante são coloridos e com listras para diferenciar a posição do falante no carro. Esses vão ligados direto nos pares de fios de saída de som do rádio.
A questão da fixação do rádio, precisa de uma moldura específica pra esse painel onde ela vai fixada no painel, e a cinta do rádio vai fixada nela.
Se o rádio for do modelo com toca CD ou DVD então precisa de um carrinho que encaixa em um trilho existente no próprio painel do rádio para deixar o aparelho mais firme.
Siga essas dicas e tenho certeza que a instalação do rádio em um Fiesta ou Courrier será muito mais tranquila.
E, se você é apaixonado por som automotivo e quer se aprofundar e DOMINAR o som automotivo assim como os melhores profissionais que você conhece, é só clicar nesse link abaixo. Conheça o curso 5 em 1 "Instalador Pancadão".
Forte abraço,
Fabio Luiz Fiorese
Upmotors Centro de Formação Automotiva