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Descubra se a FIAÇÃO DO CARRO está BOA ; UPMOTORS


Todos os componentes elétricos do carro são alimentados pela fiação que envia ou coleta energia até outro local.


Mas, como descobrir se a fiação realmente está desempenhando bem o seu papel?


Existem alguns procedimentos simples para descobrir isso, e vamos falar sobre eles agora.


O fio de cobre conduz eletricidade de um ponto a outro, porém, nessa condução sempre é perdida um pouco dessa energia através da resistência elétrica do fio de cobre. Essa perda tem níveis aceitáveis que ainda permite o bom funcionamento do sistema, mas em alguns casos onde os componentes são muito sensíveis, uma pequena perda pode representar o mau funcionamento de alguma coisa no carro.


Um bom exemplo disso é o caso do sensor de temperatura do motor ou os bicos injetores de combustível, ambos trabalham com uma resistência e tensão bem específica, e o mínimo de alteração no valor real causa uma má interpretação da central de injeção e causa efeitos colaterais, como excesso de consumo de combustível, falhas no motor e diminuição da performance do carro.


Para se certificar de que a fiação desses componentes esteja fazendo o seu papel corretamente, é preciso medir qual a resistência elétrica que o fio oferece nesse trajeto.


Para fazer essa medição é preciso o auxílio do multímetro configurado na menor escala de resistência possível. Conecta-se as pontas de prova do multímetro uma na outra afim de aferir qual a resistência que o próprio cabo das ponteiras oferece, e depois disso inicia-se os testes diminuindo esse valor. O valor ideal de resistência seria zero, mas esse valor é muito difícil de se atingir pois todos os condutores de energia apresentam algum tipo de resistência, mesmo que pequena.


Mas lidemos com os valores aceitáveis, um fio de 1 metro não deve apresentar nenhuma resistência, a partir de 2 metros o fio pode apresentar uma resistência de 1hom, na prática um fio de um sensor de temperatura ou o fio de um bico injetor tem cerca de 3 a 4 metros da central de injeção até a outra ponta, logo ele pode apresentar uma resistência de até 2hom e está dentro do nível aceitável. Caso ele apresente 3hom já pode apresentar algum defeito, e 4hom ou mais aumenta muito as chances de causar instabilidade no funcionamento do motor e precisa ser substituído.


Se for constatado uma resistência muito alta em um fio do chicote do carro é preciso fazer uma análise de bom senso: 2 ou 3 fios com defeito podem ser substituídos externamente no chicote, pois é tamanha a mão de obra e o custo para o cliente para fazer esse serviço.


Caso tenha muitos fios com a resistência alta então realmente será preciso trocar o chicote todo.


Espero ter esclarecido os procedimentos para o teste da fiação e a importância do seu bom funcionamento no carro.


Se você quer ser um profissional da elétrica automotiva, eu criei um método que ensina do básico ao avançado, sem enrolação, de um jeito simples e online, com práticas em bancada e automóveis, tudo o que você precisa saber para ser um eletricista de sucesso!


Clique no link abaixo para conhecer o método


PS: Tem o vídeo completo no Youtube sobre "Descubra se a FIAÇÃO DO CARRO está BOA ; UPMOTORS"


Para ver o vídeo só clicar nesse link



Eu fico por aqui, valew.


Forte abraço,

Fabio Luiz Fiorese

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