O sensor de estacionamento é um acessório muito procurado pois as cidades estão cada vez mais cheias de carros e as vagas cada vez mais apertadas, e não tem nada mais estressante do que estar atrasado e ficar na dúvida se o carro cabe na vaga bem na hora do seu compromisso.
E não são apenas os carros grandes e sedan que ficam mais confortável com o sensor de estacionamento, pois mesmo com carros pequenos hatch o acessório ajuda muito, afinal de contas, em uma vaga onde sobram poucos centímetros entre os carros toda a ajuda é bem vinda.
É bastante comum a instalação do sensor de estacionamento em carros compartilhados pela esposa e o marido pois, eventualmente, um deles anda menos com o carro e consequentemente tem mais dificuldade para assimilar a noção de espaço da traseira do carro.
Esses detalhes são importantes para serem usados como argumento no momento de apresentar esse serviço para um potencial cliente.
A instalação elétrica do sensor de estacionamento não tem muita dificuldade pois todos os cabos são plug and play, o que significa que as conexões são padrão e bem especificadas para impedir o erro na hora da instalação. O que pode apresentar um pouco mais de complexidade é a ligação da energia do sistema que deve ser feita junto a lâmpada do ré, pois ali teremos o positivo apenas no momento em que a marcha ré for engatada e o negativo constante.
O display de indicação de proximidade do obstáculo traseiro tem 2 dígitos no centro que indicam a proximidade do obstáculo, ele mede de 2mt até 30cm, além da distância temos também LEDs dos 2 lados do display para informar de qual lado está o obstáculo ou se ele está dos dois lados.
Além do sinal visual o display tem também um aviso sonoro que emite som com intervalos e esses intervalos ficam cada vez mais curtos conforme o carro se aproxima do obstáculo traseiro até ficar com um som contínuo ao atingir menos de 30cm de distância. Alguns kit de sensor de estacionamento possuem um botão que permite configurar o sistema para não emitir o som e apenas o sinal visual, esse som é bastante perturbador, por sinal.
Para instalar o display é muito simples, basta fixar o display no painel em algum ponto acordado com o dono do carro e passar o fio até a central para conectar no seu local indicado.
O 3 sensores tem especificado por numeração ou ordem alfabética a sua posição de ligação na central. Na minha opinião o que pode gerar um pouco de tensão e demora no momento da instalação do sensor de estacionamento é a marcação no para-choque antes da furação, aqui 3 aspectos dever ser levados em consideração: Primeiro, a criteriosa marcação da distância entre um sensor e outro, o manual indica uma distância de 30cm a 40cm entre um sensor e outro. Eu recomendo fazer da seguinte forma: encontre o ponto central do para-choque, seja através do batente da fechadura ou com a medição do para-choque de ponta a ponta, verifique qual o ponto onde o para-choque começa a ter um formato de curva mais acentuado e posiciona uma fita de marcação alguns centímetros antes desse ponto, meça a distância desse ponto até o centro do para-choque e repita essa marcação do outro lado na mesma distância do centro. Após isso meça 30cm a partir do sensor da extremidade do para-choque e coloque mais uma fita de marcação e repita do outro lado. Após isso afaste-se do para-choque e verifique se a posição das fitas está coerente ou precisa aumentar a distância de 30cm para 35cm afim de melhorar a estética. O segundo passo é verificar por trás do para-choque se existe alguma obstrução para a colocação do sensor que tem 2cm de comprimento e precisa mais 1cm pra passagem do fio, se for possível constatar sem tirar o para-choque ótimo, caso contrário retire o para-choque. Após identificar os pontos atrás do para-choque que possibilitam a colocação do sensor então é hora de verificar qual ponto em que o sensor fica mais reto apontando pra traseira do carro, uma pequenina variação pra cima e para baixo é aceitável, marque esse ponto novamente com uma fita de marcação e repita para os outros 3 pontos. Com as marcações prontas faça um último teste recortando um pequeno pedaço da fita de marcação mais ou menos do tamanho da frente do sensor e coloque exatamente na posição que foi determinada para a colocação do sensor, retire as fitas usadas na medição e afaste-se do para-choque para fazer uma inspeção visual. Se está tudo alinhado visualmente então é hora de mandar bala nos furos, utilize a serra copo que já vem junto com o kit do sensor de estacionamento e possui o diâmetro exato para depois encaixar os sensores.
Pronto! É só testar e sair por aí estacionando nas vagas mais apertadas da cidade.
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PS: Tem o vídeo completo no Youtube sobre "Descubra como funciona e os detalhes para instalar um sensor de estacionamento"Para ver o vídeo só clicar nesse link
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Eu fico por aqui, valew. Forte abraço, Fabio Luiz Fiorese
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