O fusca e demais carros equipados com o motor refrigerado a ar, possuem uma única correia responsável pelo carregamento da carga da bateria e também pela refrigeração do motor.
É muito importante essa correia estar sempre em perfeitas condições e regulada corretamente, pois se ela cair fora das polias pode descarregar completamente a bateria, ou pior, super aquecer o motor.
Vamos conversar em detalhes sobre a troca e regulagem dessa correia.
O alternador do fusca tem um eixo com 2 extremidades, a dianteira tem uma polia que recebe o giro do motor através da força rotacional de uma correia que também está conectada na polia do virabrequim do motor. A extremidade traseira possui uma ventoinha que ao girar gera uma circulação de ar suficiente para refrigerar o motor e evitar o super aquecimento. Essa ventoinha tem o auxílio de uma carcaça de metal chamada de capelinha que concentra o fluxo de ar em direção ao motor.
Esse mesmo eixo que impulsiona a ventoinha possui um núcleo de cobre, que ao girar, gera energia para carregar a bateria do carro.
Daí a importância dessa correia estar sempre em perfeito estado para evitar que um desses 2 serviços tão importantes parem de funcionar de uma hora para outra, no acaso de a correia cair fora das polias.
A troca da correia é relativamente simples. Usando uma chave de fenda como calço, e uma chave 19mm para frouxar o parafuso central da polia do alternador. Essa polia abre em 2 partes possibilitando assim que seja colocada a correia e recolocada a parte externa da polia.
Mas o detalhe vem no momento da regulagem de tensão da correia, ela não pode ficar muito esticada a ponto de ressonar quando é tocada e nem frouxa a ponto de sair da polia quando pressionada, portanto deve estar em meio termo.
Para fazer essa regulagem é preciso fazer testes com arruelas centrais na polia, quanto mais arruelas, mais frouxa fica a correia e quanto menos arruela mais apertada fica a correia.
As vezes é preciso ir em busca de novas arruelas em autopeças usadas para conseguir fazer a regulagem corretamente.
Lembre-se que uma correia muito frouxa ou muito esticada vai pular fora das polias e pode causar um grande estrago.
Espero ter ajudado a esclarecer o procedimento para troca e regulagem da correia do fusca e carros derivados, eu fico por aqui e te aguardo com o nosso próximo assunto.
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Eu fico por aqui, valew.
Forte abraço,
Fabio Luiz Fiorese
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