Um dos defeitos mais comuns que ocasiona o mau funcionamento dos componentes de dentro de uma porta sem dúvida é a passagem de fios do carro até a porta.
Esses fios tem uma mangueira de proteção feita de plástico ou de borracha, mas o que causa o problema na verdade é o movimento desses fios dentro da mangueira toda a vez que a porta abre e fecha, fazendo com que eles quebrem com o passar dos anos.
Para solucionar esse problema eu tenho alguns macetes que aprendi com a vida de eletricista e agora vou compartilhar com você.
Antes de falar sobre os detalhes desse serviço eu quero enfatizar a importância disso ser muito bem feito, pois para fazer um reparo desse tipo o cliente precisa deixar o carro no mínimo 2 horas e se não ficar bem feito os fios tornam a quebrar em poucos dias, e o cliente, com razão, fica furioso e muitas vezes não faz mais serviços com você por causa disso.
Então é bom prestar atenção antes de sair metendo a mão.
A primeira coisa que devemos saber é que nunca se estanha um fio no ponto em que ele vai se movimentar, pois isso deixa ele rígido aumentando a chance de quebrar do cobre. Podemos estanhar, mas em um ponto onde o fio não se movimenta.
Segunda coisa: não adianta emendar o fio no ponto onde ele quebrou. Se o fio quebrou significa que ali ele se movimenta e portanto uma emenda nesse ponto fará o fio ficar mais curto, fazendo ele sofrer mais ainda com a tensão na hora do movimento da porta, além disso a fita isolante não vai segurar por muito tempo, pois nesse ponto inclusive tem umidade da chuva por ser um ponto externo. E pra completar a patacuada se estanhar a emenda nesse ponto fica pior ainda pois o fio quebra logo.
Agora sim, vamos ao procedimento que eu desenvolvi aprimorando uma técnica que aprendi com um dos meus primeiros mestres da elétrica automotiva o "tio sapo".
Devemos sempre emendar um pedaço de fio novo ao invés de emendar o fio que quebrou e esse fio novo deve percorrer toda a mangueira até cerca de 10cm pra dentro da porta e pra dentro do carro, sendo assim as emendas ficarão em um local onde o fio não se movimenta podendo inclusive ser estanhadas.
Note que dessa forma o fio que vai se movimentar é o fio novo, e inclusive para melhorar mais ainda a durabilidade eu recomendo utilizar o fio de alto falante com a capa de silicone, é uma transparente que permite visualizar o cobre dentro do fio. É imprescindível que o fio seja 100% cobre, pois tem muito mais resistência mecânica e contra a corrosão do que o alumínio.
Siga essas dicas pra emendar fios de passagem de porta ou de porta malas em qualquer carro e tenho certeza que o trabalho vai durar muito mais tempo e o cliente vai ficar bem satisfeito.
Obrigado por me acompanhar até aqui e eu te aguardo no nosso próximo assunto.
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Eu fico por aqui,
Forte abraço,
Fabio Luiz Fiorese
Upmotors Centro de Formação Automotiva
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