Quase todos os carros possuem um sistema de medição da temperatura do motor, afim de avisar o motorista ou a central de injeção eletrônica a quantas anda a temperatura do motor do carro, pois com a temperatura muito baixa o motor tem um grande consumo de combustível, e com a temperatura muito alta pode danificar as peças do motor.
Mas como é possível o sistema eletrônico conseguir saber qual a temperatura do motor do carro? É sobre isso que vamos conversar agora.
O componente responsável por essa mágica é o sensor resistivo, ele fica estrategicamente instalado em um ponto crítico de tráfego de água no motor do carro, essa água que fica em contato com o sensor altera a resistência interna dele conforme a sua variação de temperatura e essa resistência é enviada diretamente para o painel e para a central de injeção eletrônica ECU, que por sua vez analisa o valor de resistência recebido e interpreta imediatamente qual temperatura o motor está nesse momento.
Com essa informação o painel tem a capacidade de informar ao dono do carro que o motor está super aquecendo, por exemplo, normalmente liga uma luz extra no painel pra chamar mais a atenção.
Já a central de injeção eletrônica ECU baseia-se nos dados coletados por esse sensor o tempo todo, pois várias funções são executadas por ela a partir da temperatura atual do motor como por exemplo o tempo de injeção muda drasticamente com o motor quente e com o motor frio, e isso impacta profundamente no consumo de combustível.
Esse sensor do Gol 1.0 16v especificamente possui 4 fios, sendo 2 para a marcação no painel e outros 2 para marcação na central de injeção eletrônica ECU. Para fazer o teste basta identificar, através do manual da injeção, quais são os pinos referentes a central de injeção ECU e medindo com o multímetro da escala do ohm deve apresentar uma resistência entre 1500ohm e 2000ohm.
Para fazer um teste mais preciso basta colocar o sensor dentro de um copo de água fervente e acompanhar a resistência, ela deve diminuir até atingir certa de 300ohm. Isso indica que o sensor está funcionando perfeitamente.
Essa foi a dica de hoje, e se você quer ser um profissional da elétrica automotiva, eu criei um método que ensina do básico ao avançado, sem enrolação, de um jeito simples e online, com práticas em bancada e automóveis, tudo o que você precisa saber para ser um eletricista de sucesso!
Clique no link abaixo para conhecer o método
PS: Tem o vídeo completo no Youtube sobre "COMO FUNCIONA e COMO TESTAR o Sensor da Temperatura do Gol 1 0 16v"
Para ver o vídeo só clicar nesse link
Eu fico por aqui, valew.
Forte abraço,
Fabio Luiz Fiorese