top of page
CAPA PG VENDAS (9).png

Se você é apaixonado por carros, assim como eu..

 

Se cadastre para receber dicas e conteúdos exclusivos

Fique Tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco.
Foto do escritorFabio Luiz Fiorese

Carro não pega, o que fazer


Nada mais desagradável do que embarcar no carro para sair e o motor não funcionar, o que fazer nesse momento?


Sentar e chorar não é uma opção, arregace as mangas e vá em busca da solução.


Aqui vão algumas dicas sobre possíveis defeitos elétricos que podem fazer com que o motor do carro não funcione.


Existem 2 análises básicas que dirigem o restante dos testes: verificar se o motor está dando a partida e verificar se está chegando combustível e faísca nas velas.


Analisar se a partida está acontecendo normalmente deve ser a primeira coisa a verificar, se o som da partida está igual ao som normal então descarta defeito ali, mas se a partida está girando mais lento que o normal e isso pode ser identificado pelo som, ou está fazendo apenas um estalo no momento da partida então o defeito está na bateria descarregada ou no próprio motor de partida, para solucionar esse problema de forma emergencial pode-se dar a partida no tranco com o carro engatado em segunda ou terceira marcha e movimentá-lo com a embreagem acionada e quando o carro estiver com uma velocidade razoável tira o pé da embreagem. O motor irá funcionar mas na próxima parada deve apresentar o defeito novamente.


Constatado que a partida está normal daí seguimos para a próxima etapa que é verificar se o motor tem as condições básicas de funcionamento. Nesse momento se verifica se tem combustível e faísca no motor. Podemos iniciar pela presença do combustível, retirando a mangueira que vem do tanque até o carburador ou bicos de injeção, no momento da partida ela deve jorrar uma quantidade considerável de combustível, se não fizer isso então tem defeito está na bomba ou na fiação.


Entrando no carro e permanecendo em silêncio é possível perceber o som da bomba abaixo do banco traseiro, o que descarta qualquer defeito elétrico. Mas se a bomba não apresentar esse som então ela mesma pode estar queimada ou algum fusível ou relé está com problema.


Outro teste no próprio motor é a análise de chegada de faísca nas velas. Para fazer esse teste é possível apenas com uma chave de fenda, retirando o cabo da vela e colocando a chave de fenda dentro do orifício e posicionando a parte da haste que ficou de fora perto de alguma parte de metal do motor, no momento da partida é possível perceber uma pequena faísca no momento da partida e isso está correto, caso não tenha essa faísca então deve seguir com o mesmo teste mas agora no cabo que sai da bobina, se ainda não tiver a faísca então o defeito está na própria bobina ou na fiação do carro como um fusível queimado ou o sensor de rotação do motor que não está enviando o seu sinal.


Efetuando esses testes você aumenta muito a chance de descobrir onde está o defeito do carro e até solucionar, dependendo das ferramentas que você dispõe no momento.


Espero ter ajudado a esclarecer como realizar os testes iniciais para descobrir o que fez com que o motor do carro na funcione, eu fico por aqui e até o próximo assunto valew.


Se você quer ser um profissional da elétrica automotiva, eu criei um método que ensina do básico ao avançado, sem enrolação, de um jeito simples e online, com práticas em bancada e automóveis, tudo o que você precisa saber para ser um eletricista de sucesso!


Clique no link abaixo para conhecer o método


PS: Tem o vídeo completo no Youtube sobre "Carro não pega, o que fazer"


Para ver o vídeo só clicar nesse link


Eu fico por aqui, valew.


Forte abraço,


Fabio Luiz Fiorese

5.196 visualizações0 comentário

Comentários


Conheça meus treinamentos

Mais de 2.600 alunos formados em todo o Brasil, incluindo outros países

+.png
CRIATIVOS MA (2).png
Imagem Produto Hotmart.png
bottom of page