top of page
CAPA PG VENDAS (9).png

Se você é apaixonado por carros, assim como eu..

 

Se cadastre para receber dicas e conteúdos exclusivos

Fique Tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco.
Foto do escritorFabio Luiz Fiorese

CARREGADOR DE BATERIA, Qual o MELHOR pra Você

Carregar a bateria do veículo é preciso quando existe algum problema no alternador ou tem algo consumindo energia com o carro parado ou até por conta do carro ficar muitos dias sem rodar.



O carregador de bateria faz esse trabalho, mas existem muitos carregadores de várias formas e capacidades de carregamento. Descobrir qual o ideal para cada caso nem sempre é uma tarefa fácil, pois existem modelos muito caros, mais fracos e perigosos para a bateria.


Por isso eu vou destacar aqui os pontos que devem ser analisados antes de comprar o seu carregador. Antes de tudo, é preciso saber quantos amperes por hora ele é capaz de carregar para saber quantas horas ele leva para carregar uma bateria. Por exemplo, um carregador com 2ah carrega uma bateria de 60ah em 30 horas e um carregador com 20ah carrega uma bateria de 60ah em 3 horas. Sabendo disso fica mais fácil escolher o modelo que comporta melhor a sua necessidade de velocidade no carregamento da bateria.


Se você costuma trabalhar com veículos pesados então é bom escolher um carregador que tem a opção de trocar a tensão de carregamento de 12v pra 24v. O carregador de baterias deve ter o sistema de flutuação, ele identifica quando a bateria está completamente carregada e pára de mandar energia, a fim de preservar a bateria e não danificá-la.


Ao analisar os fios que saem do carregador e vão até as garras que conecta na bateria perceba que a espessura dos fios deve ser razoável e com no mínimo 1,5mm em carregadores de 2ah e podendo chegar até 30mm em carregadores de 100ah. Suspeite de carregadores que indicam 10ah e possuem fios de 1,5mm ou menos. O sistema de carga rápida deve ser desconsiderado pois aumenta muito a tensão e pode causar danos irreversíveis na bateria, considere apenas a corrente de carregamento da carga lenta.


Quando o carregador possui alguma espécie de mostrador opte pelo mostrador em amperes ao invés de volts pois a tensão em volts será sempre a mesma e não traz informação sobre a situação da carga da bateria, já a medição em amperes mostra instantaneamente quantos amperes estão sendo enviados até a bateria naquele momento e assim é possível saber quanto falta até a bateria ficar completamente carregada pois quanto mais perto do zero mais igual está a quantidade de carga da bateria e do carregador. O que significa que quanto mais baixo o valor mais carga a bateria possui.


Com essas informações é possível verificar as características dos carregadores existentes no mercado. Entre os mais comuns e baratos estão aqueles feitos com uma lâmpada incandescente, transformador 12v, e aqueles vermelhos pequenos com uma carenagem de metal, esses possuem um máximo de 2ah e servem para ser utilizado em casa e em situações onde não tem necessidade de um carregamento mais rápido.


Existem também carregadores um pouco maiores do tamanho de uma bateria com uma potência um pouco maior, alguns deles tem a opção de trocar a tensão de saída de 12v para 24v, mas o seu valor de mercado e a espessura dos fios de saída para conexão com a bateria são relativamente finos o que não consegue fornecer mais de 10ah de carga por hora pra bateria.


Os carregadores mais indicados para ser usado em uma autoelétrica é o carregador de carrinho, muito robusto ele carrega até 100ah por hora e possui cabos muito grossos e reforçados com ponteiras bem fortes. Ele tem a possibilidade de carregar baterias em 12v e 24v e é o único modelo que permite dar a partida no motor do carro com o carregador conectado. O seu valor não é muito maior aos demais. Único ponto negativo é o seu tamanho grande e a dificuldade de locomoção.


Uma alternativa é a fonte chaveada com 20ah ou mais que além de carregar a bateria pode ser usada simultaneamente em uma bancada de testes e no carregamento de uma bateria. É possível também usar uma fonte de som automotivo para fazer o carregamento de baterias, mas essa não serve para alimentar uma bancada de testes.


Agora basta analisar quais são as necessidades e velocidade de carregamento e escolher o melhor carregador para cada caso.


E se você quer ser um profissional da elétrica automotiva, eu criei um método que ensina do básico ao avançado, sem enrolação, de um jeito simples e online, com práticas em bancada e automóveis, tudo o que você precisa saber para ser um eletricista de sucesso!


Clique no link abaixo para conhecer o método


PS: Tem o vídeo completo no Youtube sobre o carregador de bateria, para ver o vídeo só clicar nesse link


Eu fico por aqui, valew.

Forte abraço,


Fabio Luiz Fiorese

2.490 visualizações0 comentário

Comments


Conheça meus treinamentos

Mais de 2.600 alunos formados em todo o Brasil, incluindo outros países

+.png
CRIATIVOS MA (2).png
Imagem Produto Hotmart.png
bottom of page