A buzina automotiva recebe energia 12v ou 24v e tem um consumo de energia de 5ah, porém existem 2 formas de ligação: através de 1 terminal e através de 2 terminais, e é exatamente nesse detalhe que acontecem as confusões no momento da instalação principalmente quando tem que trocar um modelo pelo outro.
Pois bem, comecemos entendendo bem como cada uma delas funciona.
A buzina de um terminal, como o seu nome já sugere, possui apenas um terminal, mas, como sabemos, não é possível enviar energia para alguma coisa através de apenas um fio, então a própria carcaça da buzina representa a entrada de energia negativo, então providencialmente quando aparafusada na carroceria do carro ela entra em contato com o negativo do carro todo, dessa maneira o terminal que sobra recebe um sinal positivo para soar a buzina.
Acontece que o acionamento da buzina normalmente fica no volante do carro e o sinal enviado pelo volante é negativo, o que não é compatível com o sinal positivo necessário para completar o circuito da buzina de 1 terminal, por isso é preciso um relé auxiliar de 4 pinos para fazer a conversão desse sinal negativo oriundo do volante e transformá-lo em positivo no momento da buzinada.
Uma buzina de dois terminais tem um acionamento um pouco mais simples, o fato de ter a possibilidade de receber o sinal positivo e negativo através dos terminais de conexão e a sua carcaça ser independente do sinal elétrico facilita a ligação de um sinal positivo direto em um dos terminais e o outro terminal recebe o negativo do volante no momento da buzinada.
Agora tem a questão da substituição de uma buzina pela outra. Caso o carro seja equipado com uma buzina de um terminal e seja preciso colocar um buzina de dois terminais o procedimento é o seguinte: utiliza esse único fio que o carro disponibiliza para ligar em um dos terminais e confecciona um fio com um terminal de encaixe em uma ponta e um terminal olhal em outra, conecta o terminal de encaixe no terminal que está sobrando na buzina e ao fixar a buzina na carcaça do carro coloca junto o terminal olhal e assim terá um sinal negativo perfeito.
Pronto a buzina vai receber o sinal positivo vindo da instalação original do carro em um dos terminais e o negativo direto do parafuso de fixação no outro terminal.
Quando a situação é ao contrário gera um pouco mais de trabalho. No caso de substituir uma buzina original de dois terminais por uma buzina de um terminal então é preciso o uso de um relé para fazer a conversão do sinal negativo vindo do carro para um sinal positivo, e como fazemos isso? Com um relé 4 pinos ligamos o sinal positivo direto que já temos na instalação nos pinos 30 e 86, após isso colocamos um fio com 2 terminais de encaixe entre o pino 87 do relé e no terminal da buzina, o fio que recebe sinal negativo ao pressionar o volante liga-se no pino 85 do relé. Feito isso e com a buzina de um terminal devidamente aparafusada na lataria do carro teremos o soar da buzina ao pressionar o botão do volante, pois o sinal negativo foi convertido para positivo pelo relé auxiliar.
Espero ter ajudado a esclarecer as dúvidas sobre o funcionamento e a substituição da buzina de diferentes tipos de ligação.
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Eu fico por aqui, valew.
Forte abraço,
Fabio Luiz Fiorese
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