Os amplificadores possuem diferentes características, dentre elas a quantidade de canais de saída de áudio amplificadas.
O Amplificador com 1 canal de saída é capaz de entregar toda a sua potência em um único canal, o que significa que é possível tocar um falante com a mesma potência do amplificador.
Na maioria das vezes ele também possui uma regulagem de HPF e LPF.
O amplificador 4 canais tem a sua potência dividida em 4 saídas de áudio amplificadas e, ao contrário do amplificador 1 canal, não é possível extrair a potência total do amplificador para apenas 1 falante.
Basicamente o amplificador 4 canais é dividido 2 partes, então 2 canais tem regulagem independente dos outros 2 o que possibilita a ligação em breedge que extrai a potência de 2 canais juntos.
Esse amplificador, na maioria das vezes, possui uma regulagem de HPF e LPF pré-definida não sendo possível alterar o valor específico do ponto de crossover.
Em resumo, o amplificador de 1 canal é ideal para situações em que é preciso mais potência para um falante por exemplo: sub woofer ou woofer.
Já o amplificador de 4 canais é melhor para situações que precisa de vias separadas para ter o efeito estéreo ou para poder regular individualmente cada via, assim aumenta a possibilidade de ajuste fino no som.
Espero ter esclarecido a diferença entre os amplificadores de 1 canal e 4 canais.
E, se você é apaixonado por som automotivo e quer se aprofundar e DOMINAR o som automotivo assim como os melhores profissionais que você conhece, é só clicar nesse link abaixo. Conheça o curso 5 em 1 "Instalador Pancadão".
Forte abraço,
Fabio Luiz Fiorese
Upmotors Centro de Formação Automotiva
Comments