Esse é um alternador de Corsa, dá certo no Vectra, no Celta, no Astra, no Kadet, no Monza..
Tem os mancais que servem para fixar no motor, tem na parte dianteira a polia que tem uma via onde vai a correia e essa correia vai até o motor do carro. Quando o motor do carro gira, a poia gira também, quando gira o alternador gera energia.
Na parte traseira do alternador tem os pinos e os borns de ligação.
O mais grosso sempre é o positivo, conforme a marca do carro ou modelo do motor modifica um pouco o alternador, então esse é parafusado, alguns são encaixados.. mas sempre o mais grosso, mais robusto é o positivo.
Temos um conector fino que é para ligar a lâmpada do painel.
Sai um fio do alternador, vai até o painel do carro. Esse fio tem sinal negativo quando o alternador não está carregando a bateria. Então, liga a ignição acende a luz da bateria no painel, quando vira arranque no motor o motor começa girar o alternador começa gerar energia, então a luz do painel apaga. Dessa forma a gente tem o controle do painel de carregando ou não carregando a bateria.
Sobre o negativo do alternador, ele é feito na carcaça, o próprio mancal que vai parafusado no motor do carro já é o sistema negativo do alternador.
Esse alternador como é um modelo um pouco mais antigo, tem regulador de tensão por fora.
Essa é a estrutura do alternador.
No quadro coloquei o formato teórico da geração da energia, como retifica energia e como regula energia pra enviar até a bateria.
O rotor do alternador é um eixo central que fica girando enquanto o motor do carro tá girando. A polia que falei conecta com o motor do carro, gira o motor, gira a polia, gira o rotor. Rotor girando, ele tem um enrolamento de fios de cobre envolta do rotor tem uma peça redonda chamada de estator. O rotor girando dentro do estator, e esse estator é um rolamento de fios de cobre também.
A mágica da geração de energia. Quando o rotor gira, o estator recebe uma energia elétro magnética que é induzida pelo rotor. Essa energia magnética que é enviada do rotor para o estator resulta numa energia elétrica na saída do estator.
Então quem gera a energia é a rotação do rotor que induz uma energia elétro magnética para o estator que por sua vez produz uma energia elétrica.
Agora, pq se chama alternador?
Porque gera uma energia alternada. Não tenho sempre positivo e sempre negativo no fio, tenho uma variação. Isso se chama tensão ou corrente alternada. Quando positivo e negativo ficam trocando de fase o tempo todo.
Outra coisa é que o rotor e o estator geram energia indiscriminadamente, ou seja, quanto mais gira o rotor mais energia ele gera. Então, essa variação pode acontecer de 13 volts até 14, 15... 19 volts e essa energia a gente tem que retificar ela e estabilizar.
No primeiro momento a energia gerada é alternada e ela gera até 19 volts AC, o que é gerado pelo alternador. Depois disso essa energia passa pela ponte retificadora, como o nome já diz, ela vai retificar a energia que outrora era AC vai retificar para DC.
Porém, ainda continua com 19 volts, pois não foi feita regulagem na energia.
Saiu energia da ponte retificadora, passa pelo regulador, que regula a energia para ela ficar dentro do compatível com a bateria. Quando é de 13,5 volts até 14.5 volts. Dentro dessa faixa tá correto a geração de energia do alternador.
Não pode ser menos de 13,5 nem mais de 14,5. Todos os componentes do carro são feitos para suportar energia nessa faixa.. Bateria, rádio, central de injeção eletrônica, painel, motor do limpador, motor do vidro elétrico.. todos os componentes trabalham com energia de 12 volts que é a bateria com motor desligado até 14,5 volts.
Então, como precisamos de no mínimo 13,5 para a bateria começar carregar, então essa é a faixa de energia que o alternador tem que apresentar.
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Eu fico por aqui,
Forte abraço,
Fabio Luiz Fiorese
Upmotors Centro de Formação Automotiva
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