top of page
CAPA PG VENDAS (9).png

Se você é apaixonado por carros, assim como eu..

 

Se cadastre para receber dicas e conteúdos exclusivos

Fique Tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco.
Foto do escritorFabio Luiz Fiorese

Ajuste do Crossover e Processador para GRAVE no Som Automotivo

O som grave ou sub woofer é reproduzido pelos falantes maiores e mais potentes do sistema, mas para uma boa performance é preciso fazer um corte de frequência adequado.



Nem sempre é fácil fazer isso pois, além do conhecimento teórico em som, o profissional ainda precisa conhecer o sistema de configuração dos equipamentos.


É muito normal acontecer danos muito grandes e caros no sistema de som quando os cortes de frequência não estão bem feitos, mas não é tão complicado como o pessoal fala por aí e eu vou te ensinar em alguns passos como fazer isso.


A primeira coisa que se precisa saber antes de iniciar a regulagem é a característica original do falante encontrada no manual fornecido pelo fabricante. O fabricante certamente já investiu muito tempo e dinheiro para descobrir quais as frequências que o seu falante suporta, então devemos respeitar isso.


Eu vou usar como exemplo um falante JBL tornado e no seu manual temos a informação de que ele suporta as frequências de 38hz até 1500hz. Lógico que não é adequado aplicar até 1500hz em um falante sub woofer pois tem outros equipamentos com muito mais eficiência e menos consumo de energia que trabalham nessa faixa, mas o falante suporta.


Na maioria dos sistemas temos 3 ou 4 vias, isso significa que após o tornado o próximo equipamento é um falante de médio grave ou uma corneta que reproduz o som médio. Vamos considerar que no nosso exemplo teremos o falante tornado reproduzindo o som grave de 38hz até 375hz, para fazer isso é preciso deixar a regulagem do módulo toda aberta, quer dizer, reproduzindo todas as frequêcias e a única coisa que vai efetuar cortes de frequência é o crossover ou processador de áudio.


Iniciando pelo crossover devemos analisar bem onde estão os canais de entrada e os canais de saída. Nas saídas vamos até a posição "SUB" ou "LOW" essa é específica para o nosso caso sub woofer. Ali vamos encontrar 2 botões com algumas opções de corte de frequência e nem sempre teremos exatamente a configuração que queremos e nesse caso vamos até o ponto mais aproximado do corte desejado.


O HPF representa a frequência em que o falante vai iniciar a sua faixa de trabalho, portanto esse recebe o valor mais aproximado de 38hz sempre superior a isso se não for exato.


O próximo passo é configurar o LPF que representa a frequência em que o falante vai parar de tocar, novamente se não tiver o valor exato então coloca-se o mais aproximado. O ganho do canal fica sempre no meio e alteramos com precisão depois quando o som estiver tocando. Caso o sistema tenha um processador de áudio no lugar do crossover então as configurações ficam mais precisas pois o sistema digital do processador possui um crossover interno e permite o ajuste exato das frequências sem possibilidade de erros.


O processador tem também mais uma opção além do corte de frequência que é a precisão do corte denominado por "BT" e "LR". Quanto menor for esse valor menos precisão no corte de frequência, e quanto maior esse valor mais precisão no corte de frequência, eu recomendo deixar no nível 18db e quando o som estiver tocando pode alterar um pouco.


Com essa configuração o seu sub woofer já tem condições de iniciar os testes bem aproximado dos cortes ideais.


Nas primeiras músicas deve-se cuidar um pouco pra ver se o falante está excursionando demais, dando cheiro de queimado ou distorcendo o som, nesse caso levanta o valor de HPF até ficar perfeito.


Siga essas dicas e bota quebrar o grave do seu som, valew.


E se você quer ser um profissional da elétrica automotiva, eu criei um método que ensina do básico ao avançado, sem enrolação, de um jeito simples e online, com práticas em bancada e automóveis, tudo o que você precisa saber para ser um eletricista de sucesso!


Clique no link abaixo para conhecer o método


PS: Tem o vídeo completo no Youtube sobre o ajuste do Crossover e processador, para ver o vídeo só clicar nesse link


Eu fico por aqui, valew.

Forte abraço,


Fabio Luiz Fiorese

473 visualizações0 comentário

Yorumlar


Conheça meus treinamentos

Mais de 2.600 alunos formados em todo o Brasil, incluindo outros países

+.png
CRIATIVOS MA (2).png
Imagem Produto Hotmart.png
bottom of page