Seja por falta de dinheiro, falta de tempo para reparo ou genialidade mesmo, muitas pessoas optam por soluções fora do comum para solucionar problemas do cotidiano.
Essas soluções são chamadas de gambiarra, enjambre, adaptação, gato, maracutaia entre outros nomes populares por aí Brasil a fora.
Todos os lugares do mundo tem pessoas assim, mas certamente o Brasil é o campeão, pois a criatividade do seu povo é uma coisa fora da curva mundial.
Mas até que ponto podemos considerar uma gambiarra ou promovê-la ao nível de adaptação técnica?
Devemos seguir alguns critérios ao avaliar uma situação de solução de um problema do cotidiano utilizando métodos fora do comum.
Primeiro avaliamos se realmente o problema a ser solucionado foi resolvido afinal. Sem isso nada faz sentido.
Em segundo lugar avaliamos o nível de segurança do procedimento e se ele oferece qualquer tipo de perigo ao usuário que vai utilizar, se oferece qualquer nível de perigo então é uma gambiarra.
Mais um ponto importante a ser analisado é a estética, se temos um bom acabamento e está parecido com o sistema original então temos uma boa adaptação e se ele atende aos outros dois quesitos anteriores temos aí um candidato a permanência da adaptação pra ser usada pra sempre.
O mesmo critério de avaliação serve para o contrário, se funciona bem e não oferece riscos mas é muito feito então permanece no nível de gambiarra.
Fazendo uma breve pesquisa no google pelo termo gambiarra vemos inúmeras fotos de coisas feitas pelo ser humano que seria inimaginável antes de termos visto a foto.
Eu particularmente tenho certo fascínio por esse tipo de coisa e sou capaz de ficar um bom tempo vendo essas fotos e contemplando até onde vai o nível de criatividade e engenhosidade do ser humano, principalmente o brasileiro.
No setor automotivo em que eu atuo confesso ter feito algumas gambiarras ao longo da minha carreira, mas o único quesito que talvez eu tenha negligenciado é a estética pois a segurança e a funcionalidade sempre foram 100% do foco nos meus projetos, e assim pretendo manter o meu pensamento.
Eu fico por aqui, e se você quer ser um profissional da elétrica automotiva, eu criei um método que ensina do básico ao avançado, sem enrolação, de um jeito simples e online, com práticas em bancada e automóveis, tudo o que você precisa saber para ser um eletricista de sucesso!
Clique no link abaixo para conhecer o método
Eu fico por aqui,
Forte abraço,
Fabio Luiz Fiorese
Upmotors Centro de Formação Automotiva
Comments