O carro do cliente dentro da oficina precisa de muita atenção do mecânico responsável, pois qualquer dano, por menor que seja, deve ser ressarcido.
Mas, infelizmente, acontece as vezes do cliente mal intencionado já trazer o carro com defeito e depois exigir que o mecânico pague o conserto alegando que o dano foi causado na oficina.
Vou mostrar um procedimento que serve exatamente para impedir isso e proteger a oficina contra um gasto injusto.
A questão aqui está na prevenção, ou seja, antes de realizar o serviço é preciso fazer uma pequena vistoria para verificar se tem algo de errado com o carro logo que chega na oficina.
Aqui vão os requisitos mínimos para criar um bom check list:
- verificar se existem riscos na lataria ou parachoques do carro
- verificar se o motor funciona normalmente e se produz muita fumaça
- anotar a quantidade de combustível existente no tanque conforme o marcador do painel
- limpeza interna e externa do carro
- iluminação funciona normalmente
- espaço para alguma observação diferente das citadas acima.
Recomendo utilizar a mesma folha com cópia utilizada para registrar o que o cliente deseja que seja feito no carro. Inclusive essa é uma etapa que também deve estar muito bem documentada, pois pode acontecer do cliente se arrepender de ter mandado fazer um serviço e dizer que não pediu aquilo, mas com a ficha de ordem de serviço fica comprovado o que foi solicitado fazer no carro.
E por fim, entregar ao cliente para que ele leia o que foi constatado e assine para demonstrar que está ciente daquilo.
Agora sim você pode iniciar o trabalho no carro sem medo de que algo seja cobrado indevidamente.
Espero ter deixado claro como fazer um bom check list para evitar cobranças por algo que não foi feito na oficina.
E se você quer ser um profissional da elétrica automotiva, eu criei um método que ensina do básico ao avançado, sem enrolação, de um jeito simples e online, com práticas em bancada e automóveis, tudo o que você precisa saber para ser um eletricista de sucesso!
Clique no link abaixo para conhecer o método
Eu fico por aqui,
Forte abraço,
Fabio Luiz Fiorese
Upmotors Centro de Formação Automotiva
Comments