O farol de milha é um poderoso aliado na iluminação do carro, mas nem sempre ele desempenha bem a sua função por falhar em alguma das 5 regras básicas, vamos conversar detalhadamente sobre cada uma delas.
Inicialmente observamos a forma de acionamento, é recomendado que tenha uma chave exclusiva para o acionamento do farol de milha, primeiramente por que é obrigatório por lei a utilização do farol de milha apenas na rodovia e não dentro da cidade, e outra questão que também favorece o uso de uma chave individual é que também pode sobrecarregar algum sistema se ele for acionado junto com a ignição ou junto com os faróis, por exemplo.
Existem botões de acionamento específicos para cada carro seguindo o padrão dos botões de acionamento de fábrica, e também os botões universais que podem ser adaptados em algum ponto do painel.
O segundo ponto que devemos levar em consideração é a instalação de um relé para auxiliar na ligação do farol de milha, pois o botão suporta pouca energia, cerca de 3ah, e as duas lâmpadas juntas consomem 10ah o que danifica o botão rapidamente. O relé auxiliar, como o nome já sugere, vai auxiliar o botão de acionamento pois ele suporta 40ah na sua saída e consome 0,5ah para ser acionado. A ligação ficaria assim: pino 30 positivo, pino 87 saída para as lâmpadas, pino 85 negativo e pino 86 botão de acionamento.
Terceiro ponto a ser analisado é a espessura do fio que coleta energia, e o fio que vai até as lâmpadas deve ter no mínimo 2,5mm, o que dá uma pequena folga na quantidade necessária para alimentar as lâmpadas. Tome muito cuidado com os kit farol de milha que já vem com a fiação pronta, pois muitas vezes ele possui um fio muito fino e incapaz de conduzir 10ah até as lâmpadas, caso você se depare com algo assim recomendo que troque o fio para outro de 2,5mm.
O aterramento ou negativo é tão importante quanto o positivo, pois a mesma quantidade de energia trafega por ele e por isso deve ser o quarto item a ser analisado criteriosamente na instalação do farol de milha, recomendo sempre fazer um novo aterramento e individual para cada farol com um terminal olhal bem confeccionado e soldado atarrachado a um parafuso firme, nunca utilize um fio de aterramento já existente que não se sabe exatamente onde está ligado, pois os 5ah de consumo de cada farol podem exceder o limite suportado por esse fio e ocasionar o derretimento do fio, além da baixa performance na iluminação.
O que de fato produz a luz no farol de milha é a lâmpada, por isso em quinto lugar e não menos importante que os demais, é a escolha da lâmpada. Devemos conversar com o cliente pra ver se ele procura um farol de milha com performance em iluminação ou apenas esteticamente bonito. Se o caso for a performance então existem 2 opções: a lâmpada super LED tem uma ótima potência e foco bem direcionado, mas é permitido a instalação apenas em alguns estados do país mediante uma vistoria do INMETRO, verifique isso antes da instalação, outra opção é a Lâmpada Osram Night Breaker que tem uma boa potência de luz e está dentro dos padrões permitidos considerada original de fábrica. Se o apelo do cliente for mais pra estética então tem as opções de lâmpada super branca até 4200k que é permitido por lei ou o Xenon que trás uma cor mais azulada, porém não é possível legalizar.
Leve em consideração esse 5 detalhes e tenha certeza que os faróis de milha do seu carro ou do seu cliente vão ter uma ótima performance, deixando a sua viagem a noite muito mais agradável.
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Eu fico por aqui, valew.
Forte abraço,
Fabio Luiz Fiorese
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