Sabemos que o som de alta performance precisa de uma boa alimentação pra funcionar com boa potência, mas o som interno se encaixa nesse padrão? Será que é preciso ter uma bateria boa pra ter uma boa performance no som interno? Vamos descobrir isso agora.
O amplificador, embora tenha esse nome, não consegue amplificar a potência do som sozinho, ele precisa de energia pra isso e por esse motivo que a bateria sim, precisa ser boa para o som ficar bom. Claro que dentro das proporções exigidas pelo som interno, nem sempre é preciso a instalação de uma bateria auxiliar, mas é preciso sim que a bateria original do carro esteja em perfeitas condições.
Para testar se a bateria está boa é fácil: deixe o carro em repouso por 2 horas e com um multímetro teste a tensão da bateria, ela deve apresentar 12,40v ou mais, isso significa que ela apresenta boas condições de uso. Se for utilizar apenas os falantes de porta então em média será preciso 240wRMS o que necessita de 24ah de bateria já que o cálculo é 100ah de bateria para cada 1000wRMS de som. Caso opte por utilizar um subwoofer e o cliente não tenha interesse em colocar bateria auxiliar então procure um falante com no máximo 300wRMS e substitua a bateria por uma um pouco maior mas que ainda caiba no cofre original do carro. Procure sempre utilizar baterias de boa qualidade e nunca de marcas desconhecidas.
Os cabos de alimentação são muito importantes pois, de nada adianta ter boa energia se não consegue enviá-la até os falantes. Aqui também cabe uma regra: a cada 100wRMS usa 1mm de cabo, portanto se utiliza um amplificador de 400wRMS será preciso um cabo de 4mm. A mesma regra vale pros falantes. Atente para o cabo negativo, ele deve ter a mesma espessura do cabo positivo pois consome exatamente a mesma energia. A conexão do cabo negativo também deve ser perfeita utilizando terminais bem firmes para evitar mau contato.
Sempre que instalamos algo novo em um carro que precisa de uma alimentação considerável será preciso proteger o fio e a segurança do carro e por isso o fusível é indispensável, pois além de oferecer o desligamento da energia no caso de um curto-circuito ainda traz a possibilidade de desligar a energia manualmente apenas retirando o fusível quando for preciso fazer alguma manutenção no sistema.
A regra pra dimensionamento do fusível é: 5ah pra cada 100wRMS portanto, se utilizar um amplificador de 400wRMS coloque um fusível de 20ah. Atente para a alimentação do sistema de som interno e tenho certeza que a performance será a melhor possível.
Obrigado por acompanhar essa série até aqui e falamos na semana que vem com um novo assunto sobre o som interno.
Se você é apaixonado por som automotivo assim como eu, para ser avisado sobre a próxima turma do curso "Instalador de Som Automotivo de Alta Performance" é só se cadastrar no link abaixo. Assim que abrir a próxima turma eu te aviso detalhes de como tudo vai funcionar, blz?
PS: Tem o vídeo completo no Youtube sobre "5/6 IMPORTÂNCIA DA BATERIA E CABOS - 6 Segredos para um SOM INTERNO Perfeito"
Para ver o vídeo só clicar nesse link
Eu fico por aqui, valew.
Comments