top of page
CAPA PG VENDAS (9).png

Se você é apaixonado por carros, assim como eu..

 

Se cadastre para receber dicas e conteúdos exclusivos

Fique Tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco.
Foto do escritorFabio Luiz Fiorese

Lâmpada automotiva

Atualizado: 11 de jan. de 2021


Desde o início do século todos os veículos fabricados para trafegar nas cidades e rodovias possuem um sistema de iluminação próprio, graças a lâmpada automotiva. Antigamente, se utilizava apenas um par de lâmpadas para iluminar a estrada, mas com o passar do tempo as lâmpadas foram tomando mais espaço no veículo, servindo também para sinalizar a parte traseira, indicar quando o veículo está freiando, dando a marcha ré e indicando qual a direção desejada pelo motorista. Em especial hoje, quero falar sobre as lâmpadas de farol, pois são as mais potentes do veículo gerando luminosidade suficiente para alcançar distâncias de até 50 metros, tornando assim a viagem noturna muito mais confortável e segura.

Existe muita tecnologia por trás de um farol automotivo. Nos dias de hoje, no Brasil, a maioria dos veículos ainda são equipados com a lâmpada do tipo incandescente ou halógena, que suporta maiores temperaturas e luminosidade.

A lâmpada automotiva consiste basicamente em uma base para encaixar, mais um bulbo de vidro ou quartzo. Dentro deste bulbo existem duas hastes metálicas que conduzem a energia elétrica até um filamento de tungstênio, que parece uma molinha. Esse filamento, ao receber a energia elétrica produz um curto-circuito gerando calor e luminosidade, a luz do farol.

A lâmpada automotiva halógena possui a mesma alimentação das lâmpadas incandescentes residenciais, ela produz mais calor do que luminosidade.

Bom, como você percebe, é impossível falar da lâmpada automotiva sem falar no farol, pois ambos são projetados para trabalhar em conjunto produzindo uma luminosidade uniforme, não prejudicando a dirigibilidade do motorista que vem no sentido contrário, e uma luminosidade extremamente forte quando se está com a luz alta.

Atualmente existem veículos que já saem de fábrica com a tecnologia LED que produz uma luminosidade tão boa quanto a halógena, porém com consumo reduzido de energia. Ainda não está disponível em todos os modelos devido ao custo.

Portanto, a boa e velha lâmpada halógena ainda estará presente nos nossos carros por muitos anos.


Comente comigo o que achou desse post ;)


E se você quer ser um profissional de elétrica automotiva, eu criei um método que ensina do básico ao avançado, sem enrolação, de um jeito simples e online, com práticas em bancada e automóveis, tudo o que você precisa saber para ser um eletricista de sucesso!


Clique no link abaixo para conhecer o treinamento completo

1.064 visualizações0 comentário

Conheça meus treinamentos

Mais de 2.600 alunos formados em todo o Brasil, incluindo outros países

+.png
CRIATIVOS MA (2).png
Imagem Produto Hotmart.png
bottom of page