A chave seta é um dos componentes mais antigos do sistema elétrico dos veículos, sendo responsável pelo acionamento das setas de direção, o famoso pisca-pisca, a buzina e também a comutação entre as luzes alta e baixa.
A chave seta do Gol G3 não é diferente, apresenta essas funções, pisca e farol, e raramente apresenta defeitos. Porém, caso ocorra algum curto circuito na fiação elétrica dos faróis, ela facilmente danifica.
Para diagnosticar um defeito na chave seta do Gol G3 basta analisar os pinos de saída e efetuar os seguintes testes: Identifique uma sequência de cinco pinos maiores e verifique que o pino central recebe um sinal positivo no momento em que é acionada a chave do farol, denominado 56. Os dois pinos a direita e a esquerda representam respectivamente a saída para a lâmpada da luz alta e para a lâmpada da luz baixa como o sinal positivo, conforme a chave seta é acionada. Para testar a seta de indicadores de direção, observamos que existe uma fileira de pinos mais finos, sendo que o pino número 3 recebe um sinal positivo piscante do relé do pisca, denominado 49a, o pino 4 recebe um sinal piscante que irá até a lâmpada do pisca em um dos lados do veículo, e o pino 8 receberá um sinal positivo piscante que irá até a lâmpada do outro lado do veículo, o que denomina o lado em que haverá o sinal piscante é o comando dado na chave seta.
É possível também efetuar o teste em bancada, caso o veículo não esteja próximo. Basta aplicar um sinal positivo nos pinos em que entraria o sinal vindo do chicote do carro, e com uma caneta teste ou multímetro, testar os pinos referentes a saída do farol alto e baixo, e do pisca direito e esquerdo.
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